sábado, 10 de setembro de 2011

Artesanato Japonês - Leques




Gostaria de avisar que nos próximos dois sábados postarei sobre o artesanato Japonês, no sábado passado eu postei sobre as bonequinhas Kokeshis, vai ser assim:
Uma série de postagens sobre o assunto, e dessa vez o são os lindos e encantadores leques japoneses. Essas peças de uma extrema elegância, tradicionalidade e beleza além de trazer um toque a mais na sociedade japonesa. Usados por anos em festas, cultos religiosos e é uma peçamuito importante no figurino e hierarquia e falando de moda eu farei uma parceria nessa postagem com a nossa redatora Lizzie.

Nessa postagem eu falarei sobre a:
  1. História
  2. Importância
  3. Curiosidades
  4. Utilidade.
Bom vamos lá:

  • Para que os leques servem?
  • O leque é um instrumento utilitário e um adereço. Através do movimento feito com o leque o ar é direcionado até nossa pele, facilitando o resfriamento e diminuindo a sensação de calor. Devido ao suor forma-se uma camada de ar quente e úmido que dificulta a transpiração. Com os movimentos feitos com o leque, este ar quente é retirado, permitindo a evaporação do suor.

  • Como surgiram?
  • Ao que parece os leques surgiram em diferentes partes do mundo ao mesmo tempo,sendo tão antigo o seu uso quanto a existência do homem. Há relevos e pinturasque atestam a antigüidade do uso de leques remontando à XIX dinastia egípcia,existindo também testemunhos de seu uso na Assíria, Pérsia ou Índia. Estesleques não podiam ser abertos e fechados como os conhecidos hoje. Tinham umgrande porte, sendo manuseados por escravos. O uso destinado aos leques entãoera ligado a momentos cerimoniais das classes mais elevadas. Era uma grandehonra poder abanar o Faraó. Os gregos, no século V a.C. adotaram o uso dosleques. Abanar a esposa enquanto ela dormia era uma prova de amor. Os gregosforam seguidos por etruscos e romanos no uso dado ao leque e nos tipos de lequesusados. Existiam escravos especialmente para abanar suas senhoras em dias demuito calor. Estes leques eram bem diferentes dos atuais, e geralmente eram detecido ou penas.



  • Do que são feitos?
  • Foram feitos com diferentes materiais. Os leques mais antigos eramfeitos de penas, folhas ou pergaminho.
  • Com o passar do tempo, também foi feito de tecido, renda, seda, sendoestas bases pintadas, bordadas com lantejoulas ou fios dourados ou prateados.
  • Os materiais utilizados em sua fabricação são luxuosos, com pedras preciosas, tecidos italianos que eram considerados os mais luxuosos na época e metais preciosos. Os leques ainda não eram tão maleáveis como hoje, sendo de abertura mais rígida, de maiores dimensões e pintados por artistas famosos.

  • Como Chegaram aqui?
  • Para o Brasil a moda e uso corriqueiro dos leques só chegou já bem tarde, em pleno século XIX, com a ida da Família Real Portuguesa, e boa parte da Corte, para o Brasil. Com D. João VI foi introduzido no Brasil o costume dos leques comemorativos,nos quais eram retratados momentos importantes. No período do Império estes leques comemorativos eram feitos na China e importados para o Brasil, tendo em um lado a cena comemorativa e do outro motivos orientais decorativos.
  • Em seu período áureo, foi utilizado tanto por homens como por mulheres, sendo relegado hoje à companhia feminina, desde o começo do século XX.

  • Quais são os tipos de leques existentes?
  • Um leque comum é composto de duas partes básicas. Uma é a armação, uma base rígida, composta por hastes que se sobrepõem, que ao ser movimentada abre e fecha-o. Outra parte é a folha, feita de tecido colado à base.
  • Há leques que ao invés de tecido são feitos com papel ou rendas. A área da folha pode variar de tamanho dependendo do tipo de leque. Os leques podem ser classificados em diferentes tipos, dependendo de sua decoração, tendo os que só são decorados de um lado e outros dos dois lados (dupla face). Há também os que tem as hastes trabalhadas ou simples. Há leques com a folha e outros com ela bem reduzida, além de leques que não tem esta parte, sendo constituídos apenas pelas hastes,chamados de baralho. Os leques tradicionais atualmente tem cerca de 23 cm, mas existem os de bolso, que no século XIX eram os mais utilizados pelos homens.

  • Em quais ocasiões os leques podem ser usados?
  • Até os dias atuais, em alguns países especialmente – e em ocasiões especiais – continua sendo um acessório indispensável e sinônimo de elegância. Em Portugal e na Espanha o uso do leque ainda é bem difundido, estando ligado à cultura destes países de forma profunda. A fabricação de leques é reduzida no Ocidente, tendo uma faixa de preços bem variável, custando desde uma simples moeda até uma pequena fortuna.
  • O país que mais produz leques atualmente é a China, justamente a terra onde o leque articulado foi criado.

  • Lendas Sobre os Leques:
  • Os gregos, há uma lenda que diz que Eros, Deus do Amor,criou o leque ao arrancar uma asa de Zéfiro, o Deus do Vento do Oeste, para refrescar sua amada Psique enquanto ela dormia em um leito de rosas

Agora colocarei algumas fotos de alguns leques bem estilosos e bonitos esperem que gostem ^^.



Leque de 1815 a 1820

Leque de 1845

Leque oriental, feito em madeira

Leque japonês

Leques em formato tradicional japonês









Leque de madeira




Por enquanto é só pessoal, logo vocês verão mais coisas sobre leques na postagem da nossa redatora Lizzie.

Tenham um bom sábado e ate a próxima semana.

Kissus da London.

Nenhum comentário:

Postar um comentário